Estatuetas de orixás da Mente Sã Esoterismo para você ter em casa

Estatuetas de orixás da Mente Sã Esoterismo para você ter em casa

Com a chegada dos escravos africanos ao Brasil, ganhamos novas experiências religiosas em nosso território. No entanto, ao contrário do que muitas pessoas acreditam e chegam a imaginar, nós não podemos supor que o movimento se instalou simplesmente com a mesma lógica e com as mesmas divindades que eram cultuadas no território africano. Isso porque ao mesmo tempo em que alguns deuses ficaram para trás, outros acabaram sendo criados, para compor uma experiência singular.

Com essa vasta quantidade de divindades, os orixás acabaram se tornando os mais conhecidos entre todos os praticantes e não praticantes das religiões que têm origem e influência africana. Segundo o que se ensina no candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Mas para que seja possível determinar a quais orixás uma pessoa pertence, ela precisa buscar os saberes que são oferecidos pelo jogo de búzios.

Jogo de búzios

Você sabe o que é o jogo de búzios? Ele consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas e que também são conhecidas como cauris, em uma peneira usada pela religião. O pai de santo é a única pessoa capaz de fazer o lançamento das conchas e ainda realizar a leitura correta da posição de cada búzio lançado. Mas além do jogo de búzios, os praticantes do candomblé ainda associam também a pessoa ao seu orixá através das características psicológicas do praticante.

A influência de dois orixás

Segundo o candomblé, cada praticante recebe a influência de dois orixás principais. Sendo que o primeiro é conhecido como o “orixá da frente” e o segundo como o “orixá de trás”, “segundo de santo” ou até mesmo “jutó”. O casal de divindades que citamos tem a capacidade de promover a proteção do seu seguidor e eles são reverenciados pelo pai de santo quando este toca a testa, isso para o orixá da frente, e a nuca quando for para o orixá de trás. Além das duas divindades, uma pessoa ainda pode incorporar a proteção de outros deuses e isso completa o número máximo de sete orixás.

Nomenclatura dos orixás

Quando falamos no conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás têm a capacidade de assumir nomenclaturas diferentes, isso segundo a crença de quem o adota. Na umbanda, por exemplo, os orixás não são incorporados diretamente pelas pessoas com aptidões mediúnicas. De maneira geral, o orixá envia um representante, conhecido como falangeiro, ele tem a função de repassar as orientações e as ordens do orixá que o domina.

Podemos citar, entre os mais conhecidos orixás, as figuras de:

  • Exú, o orixá mensageiro qual nenhuma transformação acontece; 
  • Ogum, que é uma divindade que está associada correntemente às guerras e à agricultura; 
  • Oxossi, divindade reconhecida como irmão de Ogum e associada à caça e proteção;
  • Omulu, divindade poderosa que é responsável pelos poderes de cura e doença; 
  • Xangô, senhor dos trovões e dos raios; 
  • Iemanjá, a mãe de todos os orixás; 
  • Oxalá, que é o grande orixá da criação.

Estatuetas de orixás da Mente Sã Esoterismo

– Orixá Oxaguiã Médio;

– Orixá Oxum Médio;

– Oxumarê (A Serpente Arco Íris);

– Orixá Logunedé Grande (O Caçador Das Águas);

Aqui na Mente Sã Esoterismo, sua loja de produtos esotéricos online, você encontra diversas opções de estatuetas de orixá, budismo e muito mais. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *