Entenda o significado das estatuetas do budismo

Entenda o significado das estatuetas do budismo

Quem nunca se deparou com uma estátua do Buda? Um pequeno homem sentado em diferentes posições, representando assim o budismo, sendo também seu fundador. Mas ele superou as barreiras do religioso e se tornou um símbolo representativo da cultura ocidental. 

Sendo assim, conheça com a Mente Sã Esoterismo, um pouco mais sobre as estátuas do budismo, seus significados e representatividade. 

Um pouco da história

Representando Sidarta Gautama, a estátua do Buda apresenta a imagem do fundador da fé busdista. Um príncipe destinado a erradicar as causas do sofrimento de todos os seres que vivem na Terra, seguindo este caminho encontrou uma direção à iluminação, se tornando assim mestre e professor espiritual, criando o budismo.

Explorando os tipos

Não pense que no budismo apenas estátuas do Sidarta são baseadas, essa fé possui outros modelos que representam diferentes estados de iluminação. 

Alguns estudiosos classificam os estilos das estátuas em quatro categorias distintas: iniciando com a chamada e mais conhecida, Buda, costumam representar o príncipe. 

Já o segundo grupo, chamado de Bodisatva, representa o estado antecedente a iluminação perfeita, também conhecido como estado de Buda. 

Enquanto o terceiro tipo, chamado de Vidyaraja, apresenta os deuses guerreiros, os Reis do Mantra. A última categoria chega para simbolizar todos aqueles que se tornaram budistas, além dos não-humanos. 

Desvendando a estatueta 

Cada estátua do budismo possui um Mudra, ou gesto diferente, confira então alguns deles:
 

  • Bhumisparsha Mudra: representando o momento em que Buda ficou iluminado abaixo da árvore Bodhi. Sua mão direita repousa sobre o joelho e seus dedos apontam para a terra, enquanto a mão esquerda se encontra em seu colo com a palma para cima;
  • Dhyana Mudra: muito conhecida e procurada, essa estátua apresenta a imagem do Buda sentado com a mão direita pousada sobre a mão esquerda, representando assim a sabedoria;
  • Abhaya Mudra: com sua mão direita levantada e sua mão esquerda junto do corpo com a palma para cima, representa o gesto da coragem;
  • Varada Mudra: a representando a compaixão e a caridade, essa estátua apresenta o Buda sentado com a sua mão direita para baixo com os dedos estendidos, trazendo 5 imperfeições: generosidade, paciência, concentração, esforço e moralidade;
  •  Karana Mudra: com seus dedos indicador e mindinho apontando para cima ao mesmo tempo em que os outros se mantêm dobrados sobre a palma, trazendo a representatividade do afastamento do mal e a eliminação de demónios e energias negativas;
  • Dharmachakra Mudra: trazendo a Roda do Dharma, também conhecido como Roda da lei em funcionamento, o Buda se encontra com a ponta do dedo médio tocando a extremidade do polegar e dedo indicador da mão contrária, formando assim junto ao coração um círculo místico;
  • Vitarka Mudra: a extremidade de seu polegar e dedo indicador tocam uma na outra, formando assim um círculo. Sua mão esquerda pousa em seu colo enquanto a direita está levantada.

Aqui na Mente Sã Esoterismo, a melhor loja de produtos esotéricos, você pode encontrar esses e outros produtos como nossas pedras brutas e incensos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *