6 fatos sobre o esoterismo

6 fatos sobre o esoterismo

O esoterismo é a união de diversas questões da mente humana, como as crenças e a filosofia, e também questões práticas como a ciência e os ensinamentos. Porém, ainda é um termo visto com muitos julgamentos, e por vezes, estes acontecem por não se conhecer de fato o que é o esoterismo. 

Obviamente, é um termo difícil de explicar, mas de modo geral é a uma compreensão pelas coisas e pelos pensamentos, com cunho bem filosófico, ancestral e cheios de curiosidades. Sendo assim, separamos 6 fatos sobre o esoterismo que você precisa conhecer. Então, vamos a eles:

Fato 1: O esoterismo possui diversas técnicas, linhas e ciências 

O esoterismo pode ser associado a diversos rituais, pensamentos, discursos e crenças, representado pelos mais variados objetos, formas e maneiras de cultuar tal prática. Portanto, não é possível definir uma técnica ou um objeto específico para o esoterismo, pois ele pode estar em muitos lugares, definido por inúmeros produtos esotéricos. 

Fato 2: O tarot é algo considerado esotérico 

O tarot é um baralho que pode ter diversas ramificações, porém, todos eles são considerados artigos esotéricos. Isso porque tem características de ocultismo, levando crenças, psicologia, filosofia e astrologia para chegar a uma leitura concreta. 

Estima-se que a leitura de tarot tenha nascido no século XVIII. Basicamente, é um conjunto de cartas que podem ser divididas entre arcanos maiores e arcanos menores, que juntos ou sozinhos configuram leituras para as mais variadas áreas da vida. 

Fato 3: Esotérico não é mesma coisa que exotérico 

Apesar de serem palavras que possuem a mesma pronúncia, elas têm sentidos bem diferentes. Elas são palavras antônimas uma da outra, sendo que exotérico significa algo externo, um conhecimento para ser passado sem subjetividades, baseado na dialética e mais verossímil. Já o esotérico é um conhecimento que fica oculto para a grande parte das pessoas, muito mais baseado na filosofia e no significado das coisas do que focado nas próprias coisas. 

Basicamente, podemos definir exotérico como algo que está fora, e esoterismo como algo que está dentro, muito mais profundo e cheio de significados.

Fato 4: O esotérico está nas mais variadas expressões humanas

Podemos encontrar o esoterismo nas mais diversas artes, seja ela escrita, esculpida, fotografada ou filmada. Dessa forma, o esotérico não é somente específico de produtos esotéricos como o tarot e amuletos, mas também nas mais distintas expressões humanas. 

Podemos perceber o esotérico até mesmo na arquitetura, principalmente durante o período do romantismo. 

Fato 5:  O esoterismo evidencia características que regem todo o universo

Seguindo o ensinamento que só há um dentro, pois existe um fora. O esoterismo liga ao mesmo tempo o campo natural com o campo sobrenatural, incorporando crenças e ensinamentos que atravessaram os séculos. Sendo assim, ele une as mais diversas características para chegar a uma conclusão ou várias conclusões, nada é uma ciência exata. 

Fato 6: É possível ligar o esoterismo com diversos objetos que usamos no dia a dia.

Algumas ferramentas do esoterismo fazemos bastante o uso sem ao menos saber, como o incenso que serve muito mais do que aromatizar o ambiente, assim como a vela 7 dias que possui significados bem específicos que levam à proteção, também podemos citar alguns amuletos como o olho grego e o pentagrama. 

Legal, né? Quer conhecer ainda mais sobre o esotérico? Então acompanhe as novidades do nosso blog. Confira também em nosso site os mais diversos produtos esotéricos para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *