Saiba mais sobre a mitologia das fadas

Saiba mais sobre a mitologia das fadas

Conheça mais sobre a origem e representatividade das fadas.

Desde Lorelei, a popular fada germânica, de cabelos louros, que canta para atrair os homens e afogá-los, até a Sininho, ou Tinker Bell, fada fiel ao personagem Peter Pan por quem é apaixonada platonicamente, as fadas estão sempre presentes na cultura popular, mas a maioria das pessoas sabem muito pouco sobre esse mito.

Qual a origem e a imagem das fadas?

As fadas são seres mitológicos retratadas principalmente em mitos germânicos e celtas, mencionada de maneira registrada pela primeira vez pelo autor Pompônio Mela, antigo geógrafo que viveu no século I d.C., citando uma das criaturas fabulosas pelo nome de Flare, a qual descreveu como a grande fada.

No entanto, esse ser mágico é oriundo da mitologia que antes da escrita era retratada de forma oral, com o seu surgimento como um mistério sem grandes explicações.

Ainda que na versão clássica do autor britânico, nascido na atual África do Sul, J.R.R. Tolkien, as fadas sejam descritas como semelhantes aos elfos, elas não são a sua versão feminina

Essa confusão comum se dá devido ao mito da Deusa Grian, a rainha dos elfos, e da Deusa Aine, a rainha das fadas, que são irmãs, mas nunca se encontraram, pois a regência de ambas se alternavam entre o ciclo solar na Roda do Ano, quando as irmãs trocam de lugar a cada solstício.

Outro ponto interessante de esclarecer, é que também existem fadas masculinas, no entanto, esse nome não se altera, chamado de fada.

A versão difundida na cultura popular com as fadas representadas como seres pequenos e voadores foi criada por William Shakespeare e seguida por outros autores e dramaturgos.

No entanto, segundo a definição do escritor e folclorista inglês Joseph Ritson, em sua dissertação “On Fairies”, as fadas são seres parcialmente materiais e espirituais, que detêm o poder de alterar a sua aparência conforme a sua vontade, assim como se tornarem visíveis ou ocultar a sua presença para os humanos.

Qual a representatividade das fadas?

A representatividade das fadas depende da sua hierarquia do mundo invisível, onde são classificadas como elementais do ar, elementais da terra, elementais do fogo e elementais das águas, porém, abordaremos os tipos distintos de fadas em outro texto.

É apenas interessante compreender que as fadas são a representação da alma humana em conjunto com os espíritos da natureza que agem em conjunto com outros orientadores e supervisores do mundo. Por tanto, a sua representatividade está relacionada principalmente ao equilíbrio das ações e desejos humanos com a força vida da natureza que cerca a todos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a mitologia das fadas e sabe o que ela representa, confira as ofertas de estatueta para decoração com este temas disponíveis na Mente Sã Esoterismo, uma referência quando se trata de loja de produtos esotéricos.

Além de estatueta para decoração de fadas e outros temas, a Mente Sã Esoterismo conta com uma série de ofertas em produtos esotéricos, como pedras, instrumentos mágicos, velas, ervas, incensos e muito mais, por isso, visite também as demais seções do site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *